quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Como se vestir bem no trabalho

Olá pessoal dando prosseguimento a série como se vestir bem, e alias se você não viu os outros posts é melhor dar uma boa olhada antes, nós vamos falar hoje de como se vestir bem no trabalho. Primeiro temos que ter em mente que no trabalho é que somos reconhecidos e que não só a nossa competência mas também nossa aparência conta muito na valorização e no nosso desempenho perante os olhares das outras pessoas, por isso saber como se vestir adequedamente no local de trabalho é de grande valia. Como em um casamento no trabalho nós temos que primeiro analisar o ambiente que nos cerca, onde podemos encontrar resumidamente dois ambientes distintos:

Ambiente Informal:

Se você trabalha em um ambiente informal onde a escolha da roupa pode ser mais "descolada", ou onde não há cobrança sobre o estilo de vestes que você deve usar, você tem mais chances de ser reconhecido, é lógico, se você souber se vestir bem. Porém mesmo em um ambiente informal, você deve tomar alguns cuidados, primeiro verifique como seu chefe vem trabalhar pois é mais ou menos este o parâmetro de modelo que você deve seguir, se o seu chefe usualmente veste calça com camisa, entende-se que você deve usar uma roupa casual com toque social, tipo uma calça Jeans com sapatênis e Blazer ou uma calça Jeans escura com sapatênis e uma camisa pólo de cor neutra ou escura, a base é como seu chefe se veste, não é porque o ambiente é informal que você vai aparecer de boné e de camiseta baby look, mas você vem e diz que pode, poder até pode mas se o negócio é impressionar talvez este tipo de roupa não seja a mais conveniente. Pronto se já descobrimos o parâmetro que é seu chefe ou no máximo o encarregado, devemos escolher trajes que não venham destoar dos demais funcionários, mas então você me pergunta, como vou me sobressair dos funcionários se estou me vestindo como eles? Fácil, primeiro, seus itens é que serão seus trunfos, serão os acessórios como o relógio, a pulseira, o óculos e o anel, que irão fazer a diferença, porém tudo usado com moderação, você deve parecer que tem estilo e não uma arvore de natal. Depois é só colher os frutos do seu novo visual, mais abaixo segue algumas dicas.

Ambiente Formal:

Agora se você trabalha em um ambiente Formal, que exige o terno e a gravata ou no mínimo a calça social e a gravata, você deve prestar atenção em alguns detalhes, primeiro, como no exemplo acima você deve reparar em como o seu chefe se veste, se ele usa o terno e não o tira nem para comer, você deve pelo menos ter o seu em mãos, para no minimo quando houver um convite inesperado para um almoço do mesmo você poder acompanha-lo na mesma elegância, note que de dia os ternos pretos estão proibidos, utilize ternos claros: bege, cinza ou chumbo, use as meias combinando sempre com o sapato ou a calça, nunca mas nunca mesmo use meias brancas, sei que você já sabe disso mas é só para relembrar, em um ambiente formal em que o terno não é a regra utilize a combinação de camisa de manga longa com calça, sapato e gravata, algumas combinações possíveis são: calça preta, azul marinho ou cinza, todas de preferência risca de giz para dar aquele ar elegante, com camisa branca, azul clara ou rosa, com as gravata vermelha para todos os tipos de camisa, gravata azul para as camisas azul e branca, gravata rosa para as camisas branca e gravata azul ou lilas para a camisa branca, que fica como a sobreposição super elegante, prefira as gravatas lisas sem quadriculados ou losangos. No mais é só não cometer as gafes de como vestir uma roupa social, e para isso não aconteça seguem algumas dicas abaixo:

Dicas:

  • Nunca use sapatos com meias brancas.
  • Sempre use a gravata em tom mais escuro do que a camisa
  • Se em um ambiente informal você for usar corrente no pescoço evite usar pulseira e vice-versa, porque senão você fica cheio de penduricalhos, parecendo uma árvore e perde o charme.
  • Nunca dobre a manga da camisa acima do cotovelo.
  • tênis de corrida e com molas, mesmo que sejam das grandes marcas como Adidas, Nike, Mizuno e outrass devem ficar para a corrida, no trabalho use sapatênis ou tênis street que são aqueles baixos parecidos com o All Star, e Adidas Street.
  • Ao se sentar com o terno, desabotoe o mesmo e ao se levantar abotoe de novo.
  • A ponta da gravata deve terminar onde começa a fivela do cinto, não deve passar mais do que isso, senão deixa um ar de desleixado no visual.
  • As gravatas finas estão super na moda, mas devem ser utilizadas com terno Slim Fit e com camisas de colarinho curto e por fim você deve utilizá-las se estiver em forma, pois as gravatas finas aumentam a sua lateral te deixando mais gordo, se você esta acima do peso, vá de gravata normal mesmo.

Não deixe de ler os outros posts sobre como se vestir e colher mais infomações sobre moda e estilo. Se ficou alguma duvida não deixe de perguntar. ......NO_PANICO.......

Nenhum comentário: