Olá leitores estou aqui hoje pra comentar um assunto até agora inédito neste blog, vim falar dos afamados MMOGs e MMORPGs... Não sabem o que é isto? Pois é justamente isto que vim esclarecer.
Talvez vocês possam estranhar este tipo de assunto ser abordado aqui, mais como é um blog de variedades, acredito que está dentro dos parâmetros.
Bom, MMOGs e MMORPGs são jogos online onde centenas e até milhares de pessoas jogam simultaneamente seja umas contra as outras, seja em cooperação.
Quem sabe agora estejam se perguntando: “Se são jogos porque recebem este nome?” Irei explicar.
As siglas significam, Massive Multiplayer Online Game e Massive Multiplayer Online Role Playing Game respectivamente.
O fato é que estes tipos de jogos vem crescendo muito no mundo nos últimos anos, devido ao apelo pelo mundo de fantasia em que se passam, a própria mecânica dos jogos e o trabalho das produtoras.
São muito jogados em Lan Houses que também contribuíram para disseminação de tais jogos em nosso país. De certa forma, as Lans promoveram a inclusão digital no Brasil, pois são encontradas em quase todas as cidades e em cada bairro há pelo menos uma nas cidades de porte um pouco maior.
Tais jogos podem ser jogados via navegador, os chamados “Browser Games”, e também através do console do PC mesmo, via de regra, para se jogar um MMO seja ele qual for, deverá estar conectado a Internet para possibilitar o acesso ao jogo. Existem muitos deles em que o jogador acessa sem ter nenhum custo, já em outros, é cobrado uma taxa de acesso ou mensalidade, o que não espanta os aficcionados que desenbolsam um bom dinheiro para ter acesso aos jogos e as lojas virtuais que as produtoras criam para atrair a atenção dos clientes.
Os MMORPGs costumam ser muito bem elaborados e contam com um enredo e gráficos muito ricos em detalhes e as produtoras em grande parte asiáticas investem alto no desenvolvimento de tais títulos.
Falando em títulos, no Brasil os mais conhecidos são os jogos Ragnarok, Rising Force Online, Grand Chase dentre outros, todos estes administrados pela LevelUpGames.
Outro muito famoso é conhecido por WOW ou World of Warcraft, título da Blizzard mais que não foi lançado oficialmente no Brasil, inspirado no jogo que leva o nome de Warcraft, por sinal muito bom. Não poderia deixar de citar também os jogos Lineage e também o jogo MUOnline.
No campo dos Browser Games eu destaco o jogo Travian, um jogo de navegador com enredo medieval onde cada jogador ao criar uma “conta” deverá escolher entre três grandes nações da idade média, o jogador poderá jogar como romano, teutão ou gaulês, desenvolvendo sua aldeia e fundando ou conquistando novas aldeias.
Existem vários tipos de MMOs, alguns exploram temas espaciais, medievais, tem até um o qual não vou citar o nome para evitar que seja dito que se faz apologia ao crime pois nele o jogador poderá fazer tudo o que não pode fazer na vida real, nele para ser o melhor, o jogador deverá escolher ser mafioso, ladrão, assassino etc, ou seja deverá fazer jus ao nome que leva.
Para finalizar, deixo aqui bem claro que este é um universo muito vasto, que está crescendo muito no mundo e principalmente no Brasil, com este “Boom” das Lan Houses acredito que ainda tem muito a crescer, e deixo aqui explícito que se fosse explorar mais o assunto este post seria muito maior.