segunda-feira, 24 de março de 2008

Como usar Gravata ?

Dando seqüência na série como se vestir bem, hoje eu vou falar de um assunto simples porém não menos importante que é o uso da gravata, e responder seus questionamentos de: Como usar gravata corretamente? Qual o comprimento certo para uma gravata? Como fazer nó de Gravata? Entre outros.

Primeiramente você deve ter conhecimento de que a gravata é o “Up” em seu visual, é uma extensão do seu corpo saindo do pescoço, e eu não estou sendo radical. O uso correto de uma gravata levanta qualquer look seja ele social, esporte fino ou casual. O bom senso concomitante com o “feeling” são as melhores dicas para fazer sucesso com seu traje. Mas se você não tem tanto conhecimento assim em gravatas Parabéns! Você está no lugar certo.

A gravata deve ser usada com distinção, não deve ser chamativa ao extremo, como também não deve ser “apagada” sem dar destaque ao traje, a escolha da gravata certa é tão importante como o sapato ou o cinto dentre outros, porque o que faz você ser elegante ou não, é o nível de detalhes impecáveis que você consegue compor. As combinações devem ser assim ( irei citar algumas para que você possa entender o sentido e fazer suas próprias combinações): Camisa branca com gravata: Azul escuro, vermelha, preta, amarela, rosa... Geralmente a camisa branca é a que aceita várias combinações, porém você deve atentar ao terno, neste ultimo exemplo todas essas combinações poderiam ser usadas com terno risca de giz preto, que como a camisa branca é fácil de combinar, já se o terno for cinza e a camisa branca algumas gravatas não combinam tão bem, como a gravata preta que não vai bem com terno cinza, por isso é só você contemplar que tons de terno claros pedem gravatas mais claras também para compor, sendo que o inverso não é verdadeiro pois um terno preto com camisa branca cai muito bem com uma gravata rosa ou amerela em tom pastel. Outras combinações seriam: camisa azul clara com gravata: lilás, azul escura, verde e vinho. Camisa rosa clara, que esta em alta, com gravata: vermelha, vinho e até mesmo uma gravata rosa em tom mais escuro, podendo também, se você tiver muito estilo, ser usada com gravata azul e um terno marinho. Depois dessas dicas de combinações você deve saber como são as regras do uso da gravata que apesar de sutis existem, e muitos passam por cima delas e acabam cometendo erros que interferem no complemento do seu visual.

  • A ponta da gravata deve terminar onde começa a fivela do cinto.
  • A gravata não precisa combinar com o sapato ou o cinto.
  • A gravata deve ser sempre em tom mais escuro do que a camisa.
  • Não se usa mais prendedor de gravata apesar de muita gente ainda não saber disso.
  • As gravatas mais finas em torno de 7cm estão em alta, mas alerta só fica bem com ternos slim fit, e se você estiver em forma.
  • E finalmente gravatas de cores fortes como rocho, vermelho, lilás, cinza e as gravatas em tons pastel como rosa, amarela, verde estão super na moda, porém se você for usar uma gravata chamativa o seu traje deve ser o mais sério possível, pois ao mesmo tempo que “quebra o gelo” do traje não te deixa parecendo uma árvore de natal. Saiba combinar e evite exageros, porém abuse no estilo.

E finalmente segue a ilustração de como fazer um nó de gravata corretamente:

Visite os outros posts da série como se vestir bem para ficar por dentro de como compor um look impecável seja na balada, na rua, em um casamento ou formatura. NO_PANICO

2 comentários:

Unknown disse...

Ola...
Boa Noite..
eu comprei uma gravata lilas so q ela é de listra com um rocho e branca...com q cor eu devo usar a camisa ?e meu terno é preto com litra giz.Obrigadoo...

:)

NO_PANICO disse...

Bom sua gravata vai ficar ótima com uma camisa Branca, pode até parecer o mais óbvio, mas não é,uma camisa branca detalhada faz toda a diferença, você também pode usar essa gravata com uma camisa rosa bem clarinha, que vai ficar muito bom, aliás ótimo, combina também com azul claro mas não tanto como as duas opções anteriores.